Notícias do Portal

Capacitação

Tribunal inicia capacitação do "Jovem no Controle" para coordenadores da Seed-PR

A Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) deu início, nesta terça-feira (9 de abril), a uma série de sete aulas presenciais para coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) sobre diversos temas relacionados à administração pública.

A capacitação faz parte da implementação do Programa Jovem no Controle, cujo objetivo é fortalecer o conhecimento dos jovens a respeito do controle sobre a aplicação dos recursos públicos e orientar os professores das instituições de ensino sobre a atuação do Tribunal de Contas e a participação cidadã, formando multiplicadores do controle social.

Além das palestras presenciais, ministradas por servidores do TCE-PR para os coordenadores das disciplinas da rede estadual de educação, também serão gravadas aulas no formato de educação a distância (EAD) que serão disponibilizadas no Canal do Professor da Seed-PR e na plataforma de EAD da EGP no portal do TCE-PR. Dessa forma, os professores da rede estadual terão acesso aos temas tanto por meio das coordenações das disciplinas quanto pela plataforma de EAD, garantindo uma linguagem uniforme e uma base de aprendizado consistente.

A primeira aula, ministrada por Adriana Lima Domingos, abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nos próximos encontros, serão discutidos temas como Estado, transparência, governança, tributos e políticas públicas na área da saúde.

Na abertura do encontro, a diretora da EGP, Vivian Feldens Cetenareski, ressaltou a importância do projeto e seus objetivos. Em seguida, a supervisora de Cursos e Treinamentos da Escola, Simone Cardoso Rufca, fez uma breve apresentação sobre o histórico do programa e seus principais objetivos para este ano.

 

Programa

Jovem no Controle é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas e a Seed-PR. A iniciativa busca levar conceitos de cidadania e controle social do gasto público a cerca de 600 mil alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, capacitando 8.000 professores da rede estadual.

Recentemente, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica e Científica entre o Tribunal e a secretaria para efetivar o programa de forma integrada aos componentes curriculares, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, visando capacitar o maior número possível de alunos e professores das escolas estaduais.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

Cadastre seu e-mail e receba novidades